Mais um passo em direção a autonomia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Professora ajuda amigo deficiente visual a dar mais um passo em direção a autonomia.

Tudo começou quando a Dra. Pnina Ari Gura, professora de engenharia mecânica e aeroespacial da Western Michigan University (WMU), colocando-se no lugar de um amigo deficiente visual, acabou por engajar seus alunos na busca de um novo equipamento que ofertasse autonomia e segurança, substituindo a bengala.

A professora conta que ao acompanhar seu amigo, legalmente cego, observou que ele tinha dificuldade “em dobrar e navegar” com a bengala branca e resolveu ajudá-lo.

Assim, após garantir financiamento ao projeto junto a WMU, a Dra. Phina se uniu a um ex-aluno, Justin Rittenhouse, e juntos criaram um colete que alerta o deficiente visual quando há um objeto próximo.

O colete enviará um sinal ao celular, que informará a quantos metros de distância se encontra o objeto e se está acima, abaixo, ou ao lado.

O projeto encontra-se ainda em fase de teste e melhorias. Agora o desafio é empregar os melhores esforços para que o colete tenha um preço acessível e para que todos aqueles que precisam possam fazer uso dele.