VI Seminário de Acessibilidade em Salvador – BA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A Rede de Leitura desembarcou em Salvador – BA pelo PROJETO PRONAC 20, Ler para Ser, com uma agenda de 03 dias.

A primeira ação aconteceu dia 27 de setembro na Biblioteca Central de Salvador, com o tema ‘Biblioteca acessível para quem?’, uma parceria entra a Fundação Pedro Calmon e a Escola de Gente com a participação de Cláudia Werneck ativista política, pesquisadora e consultora especializada em inclusão, direitos humanos, discriminação e diversidade.

A VI edição do Seminário Leitura para Todos aconteceu no dia 28 de setembro, tendo como temática “Desafios da inclusão social e acessibilidade: obstáculos na aplicabilidade da área”. Na ocasião os participantes puderam conhecer o recurso da áudiodescrição, fundamental para que pessoas cegas ou com baixa visão possam compreender conteúdos visuais, sejam fotos, vídeos, obras artísticas. Também se discutiu informações atuais sobre a legislação e atuação cultural das pessoas com deficiência física. Além da diversidade cultural acessível com batalha de rima, coral entre outros.

Foto de pessoas sentadas em cadeiras de plástico brancas observando um palco, à esquerda. No palco três pessoas estão sentadas com microfones nas mãos e um intérprete de libras está em pé. Ao fundo é possível ver janelas grandes e paredes com pinturas em grafitti.
Imagem com texto alternativo

Nos dois dias de programação diversas pessoas aproveitaram a presença da articuladora e assistente social, Maria Melo, para ressaltar a importância do trabalho desenvolvido pela Rede de Leitura Inclusiva, atuando como ponte entre o livro, os usuários e as instituições.

Durante as atividades realizamos oficinas de mediação de leitura com o público adolescente e participamos da mesa de debates Percursos da inclusão social e acessibilidade no Brasil: qual impacto das legislações e práticas nos ambientes das bibliotecas e equipamentos culturais, onde pudemos apresentar a trajetória de trabalho desenvolvida pela Rede de Leitura e o impacto disso em território Nacional.

Na ocasião foi anunciado também a 1ª Jornada Nordeste de Leitura e Práticas Acessíveis, que tem sido discutido desde o primeiro semestre e que acontecerá nos dias 30/11 e 01/12, com o encontro de todos os GTs Nordeste e a participação do Centro de Ciência e Tecnologia da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) apresentando propostas de tecnologias.


Texto de Amanda Silva – educadora na Rede de Leitura Inclusiva, tendo como base o relatório de atuação produzido por Maria Melo, assistente social e articuladora da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Publicado em 31/10/2023 às 17h22