REDE DE LEITURA INCLUSIVA: 10 ANOS COMPARTILHANDO HISTÓRIAS E CONHECIMENTOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A Rede de Leitura Inclusiva foi criada, inicialmente, com o objetivo de promover o acesso à leitura, literatura e informação para pessoas cegas e com baixa visão. O projeto foi mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, em 2013, e desde então já ampliou a sua função para outras deficiências, reforçando o propósito de termos uma sociedade cada vez mais acessível e inclusiva.

Além de oferecer livros em formatos acessíveis para bibliotecas, instituições e pessoas físicas, a Rede de Leitura Inclusiva busca, também, engajar profissionais que atuam como mediadores da leitura, permitindo que o público com deficiência seja contemplado nas atividades promovidas.

A Rede atua em âmbito nacional com a mobilização de Grupos de Trabalho (GTs) -nos estados para que as ações promovidas atendam às necessidades de cada local. Os GTs são formados por bibliotecários, professores, educadores sociais, gestores, audiodescritores, tradutores, interpretes de libras e qualquer pessoa interessada em promover acesso à leitura inclusiva.

 

LINHA DO TEMPO DA REDE DE LEITURA

 Um gráfico com a linha do tempo da Rede de Leitura Inclusiva. Na parte superior, da esquerda para a direita, está a informação: 10 Anos – História da Rede de Leitura Inclusiva: A Fundação Dorina sempre atuou com a distribuição de livros acessíveis e, com o desejo de aprimorar o acesso à leitura inclusiva, nasceu a Rede de Leitura Inclusiva! Conheça a história da Rede ao longo desses 10 anos! No centro da imagem uma linha amarela com duas curvas, uma para a esquerda e outra para a direita vai descendo até a parte inferior e contando ações da Rede de Leitura ao longo dos últimos anos. As informações são: 2013 – Marca o início da Rede de Leitura Inclusiva, em 10 estados brasileiros, com encontros que reuniam instituições e profissionais das áreas da educação e cultura, com o intuito de promover a leitura inclusiva. 2014 - Nasce a logomarca da Rede e a atuação é ampliada para 12 estados com as ações inclusivas. 2015 - Muitas ações de mobilização, empoderamento e articulação foram realizadas com o objetivo de disseminar a acessibilidade atitudinal por todos os estados brasileiros. 2016 - Aconteceu, em São Paulo, o I Encontro Nacional da Rede de Leitura, com a participação dos parceiros de 24 estados e o Distrito Federal. 2017 - Foi criada a coleção “Regionais”, que representou por meio dos livros, a diversidade do nosso povo. Eles falavam sobre música, culinária, literatura, lendas e pontos turísticos das 5 regiões do Brasil. 2018 - A Rede de Leitura já estava consolidada com os Grupos de Trabalho (GTs), realizando suas ações com autonomia. 2019 - Aconteceu o II Encontro Nacional da Rede, com os 26 estados do país mais o Distrito Federal. Além disso, foi realizada a 2ª edição da Pesquisa “Cenários da Leitura Acessível” (a 1ª edição aconteceu em 2012). 2020 - Por conta do impacto da pandemia, foi criada a “Rede Convida”, que promoveu lives e oficinas online, que ainda podem ser acessadas por meio do link: http://fdnc.org/redeconvida. 2021 - As ações online continuaram e a abrangência da Rede aumentou, chegando em mais cidades do Brasil e do mundo. 2022 - Ano de lançamento da coleção “Dorinha pelo Brasil: Inclusão sem barreiras”, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa. Com a retomada das atividades presenciais, o tema brincar esteve presente nas atividades realizadas em 37 cidades espalhadas pelo País. 2023 - Em 2023, a Rede de Leitura completa 10 anos de existência! Com a certeza de que muitos outros projetos e parceiros virão, com o objetivo de tecer cada vez mais ações em prol da leitura inclusiva. Ao lado direito da imagem, estão a logo da Fundação Dorina Nowill para Cegos e a nova logo da Rede de Leitura Inclusiva a ser apresentada. Fim da descrição.

 

O QUE CONQUISTAMOS NESSES 10 ANOS?

 

Ao longo dos últimos 10 anos realizamos atividades importantes para o cenário da inclusão: foram dois encontros nacionais; duas edições da Pesquisa de Leitura Acessível e Inclusiva; produção de duas coleções literárias sobre a cultura brasileira (Regionais e Dorinha pelo Brasil), contando com a contribuição de parceiros com informações sobre lendas, culinária, brincadeiras e músicas de cada uma das 5 regiões.

As nossas atividades também permitiram mapear autores e contadores de histórias parceiros para a produção de novos livros e projetos da Fundação Dorina. Além de instituições que atendem ao público leitor dos livros produzidos.

Atualmente temos  50 Grupos de Trabalhos (GTs), organizados em todas as regiões do Brasil, com quase todos os estados tendo ao menos um grupo organizado, totalizando 993 pessoas em articulação ao redor do país.

 

Banner de fundo branco. No topo esquerdo o texto: 209 viagens, com 323 atividades presenciais realizadas. No topo direito o texto: 638 atividades no formato online. No centro, dentro de um círculo preto, o logo da Rede de Leitura Inclusiva em laranja. Na parte inferior o texto: totalizando todas as atividades, impactamos mais de 37 mil pessoas nesses 10 anos de existência. Logo abaixo, ícones de pessoas em laranja. Fim da descrição.

 

PARA O FUTURO

 

Ainda temos muita coisa para fazer e vidas para impactar. Com projetos a serem colocados em prática, sabemos que os próximos 10 anos nos reservam muitas experiências em mais cidades do nosso Brasil.

Pensando nisso, lançamos o nosso novo logotipo, que representa a nossa atividade ao redor do país, unindo as pessoas por meio de conhecimentos e culturas:

 

Do lado esquerdo da imagem está o texto: Rede de Leitura Inclusiva, escrita em preto e a palavra inclusiva em laranja. Do lado direito está o mapa do Brasil feito por linhas diagonais e horizontais que formam triângulos e tem seus pontos de ligação na cor laranja. Fim da descrição.