Imbituba

omarca com fundo branco. À esquerda em letras grandes nas cores preta e laranja "Rede de Leitura Inclusiva". À direita linhas diagonais transpassadas formam a silhueta do mapa do Brasil. Onde as linhas se cruzam há pequenos círculos em laranja Logomarca com fundo branco. À esquerda em letras grandes nas cores preta e laranja "Rede de Leitura Inclusiva". À direita linhas diagonais transpassadas formam a silhueta do mapa do Brasil. Onde as linhas se cruzam há pequenos círculos em laranja.

A Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill  em parceria com Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Imbituba, convidam para a sua  Participação no Encontro Leitura Inclusiva e Literatura Infantil. 

22 DE NOVEMBRO DAS 09:00 ÀS 17:00
Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa
Rua Nereu Ramos, 326, Térreo – Centro – Imbituba

Será um dia de atividades voltadas a formação, leitura, literatura e lazer. Participe dos momentos propostos. Esperamos você.

Programação: 

Das 09h as 12h –  Oficina Formativa: Cenários da Leitura Inclusiva e Mediação Acessível
Com foco na análise e dados da  Pesquisa Cenários da Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill com o Instituto Data folha, vamos falar sobre os hábitos de leitores com deficiência visual e as possibilidades
de acesso á leitura pela mediação. Esta oficina é voltada aos educadores/as e intermediários/as da leitura, mediadores e familiares e tem o intuito de dar apoio na mediação de leitura para o público com deficiência visual.

Das 14h as 16h – Lançamento do livro infantil O Gambazinho Travesso e Contação de história com a Autora Edla Zim. 

É durante a infância que construímos a pessoa que seremos no futuro. No processo de leitura para uma criança, além de fortalecer os vínculos, os mediadores ajudam a estimular os processos criativos em suas vidas. Com a leitura, várias áreas dos cérebros são estimuladas. Essa jornada é pelas palavras. e pretende Levar o leitor por um chão de prosa e verso até a imaginação. Atraindo pequenos e grandes para o maravilhoso mundo da literatura.

Inscreva-se e compartilhe: https://forms.gle/UW4cGwgr2pqzUAb28

 

 


Araçatuba

Descrição de Imagem: Fundo azul, ao centro uma ilustração de uma criança negra de cabelos crêspos sentada de pernas cruzadas. Ela usa ou Rédi Sete amarelo, e lê um livro de capa azul claro. A esquerda dois livros empilhados. Ao fundo duas ondas do mar. No topo em letras brancas com contornos coloridos o Texto Conta um conto. Fim da Descrição
Para Todos Verem, essa imagem possui texto alternativo

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, que visa estreitar o relacionamento entre leitores, educadores, mediadores de leitura, agentes de bibliotecas, instituições públicas, privadas e de organizações sociais, para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura.

A Rede de Leitura Inclusiva em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral e Instituto para Cegos Santa Luzia, propõe formação de dois dias, para falar sobre inclusão da pessoa com deficiência visual no mundo dos livros. Confira nossa programação e venha participar:

Roda de Conversa: A leitura inclusiva e os leitores
Público alvo: educadores e interessados no tema
Dia 28/11 das 7h30 às 11h (será servido um café na chegada dos participantes)

Nessa conversa discutiremos o acesso ao livro e a leitura por pessoas com deficiência visual. As discussões tentarão responder perguntas como: Como as pessoas com deficiência visual têm acesso aos livros? Que outros formatos existem para acessibilizar a leitura? Quais são os mitos que rondam a vivência de pessoas cegas e baixa visão?
Com certificado de participação.

Oficina de Mediação de Leitura: Mediando histórias para pessoas cegas e baixa visão
Público alvo: educadores e interessados no tema
Dia 29/11 das 7h30 às 11h (será servido um café na chegada dos participantes)

Quando pensamos mediação de leitura, é muito fácil pensarmos em primeiro lugar nos livros em tinta, com imagens e figuras coloridas. No entanto, o que acontece quando nosso público não tem a visão como recurso para acessar a leitura? O que significa de fato mediar uma obra? A oficina discute o papel da mediação de leitura, as estratégias e desafios para se criar uma ação inclusiva.
Oficina com certificado de participação.

Inscreva-se e compartilhe: https://forms.office.com/r/AG2219JNGi

Local: Secretaria Municipal da Educação
Unidade 2: Rua São Paulo, 728 – Vila Mendonça – Araçatuba


Marília

Descrição de Imagem: Fundo azul, ao centro uma ilustração de uma criança negra de cabelos crêspos sentada de pernas cruzadas. Ela usa ou Rédi Sete amarelo, e lê um livro de capa azul claro. A esquerda dois livros empilhados. Ao fundo duas ondas do mar. No topo em letras brancas com contornos coloridos o Texto Conta um conto. Fim da Descrição
Para Todos Verem, essa imagem possui texto alternativo

A Rede de Leitura inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos em parceria com a Adevimari, Biblioteca Braille Delmir Cerissa da Secretaria de Cultura, Secretaria de Direitos Humanos e Secretaria da Educação, propõe uma série de ações de inclusão da pessoa com deficiência visual no mundo dos livros. Confira nossa programação e venha participar:

 

23/11 – 13h às 17h – Anfiteatro da Secretaria Municipal de Saúde (90 vagas)

Oficina Leitura Inclusiva: Nessa conversa, educadores da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para cegos discutem o acesso ao livro e a leitura por pessoas com deficiência visual. As discussões tentarão responder perguntas como: o que é o Sistema Braille? Como as pessoas com deficiência visual têm acesso aos livros? Que outros formatos existem para acessibilizar a leitura? Quais são os mitos que rondam a vivência de pessoas cegas e baixa visão?

 

24/11 – 8h às 12h – Biblioteca Municipal de Marília – (30 vagas)

Oficina Mediação de Leitura Inclusiva: Mediando histórias para pessoas cegas e com baixa visão: Quando pensamos mediação de leitura, é muito fácil pensarmos em primeiro lugar nos livros em tinta, com imagens e figuras coloridas. No entanto, o que acontece quando nosso público não tem a visão como recurso para acessar a leitura? O que significa de fato mediar uma obra? Pensando em tudo isso, a Rede de leitura inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos propõe uma oficina para discutirmos o papel da mediação de leitura, as estratégias e desafios para se criar uma ação inclusiva.

 

24/11 – 14h às 16h – Biblioteca Municipal de Marília – (30 vagas)

Encontro entre os Clubes de Leitura de Marília e da Rede de Leitura Inclusiva: Bate-papo sobre livros em seus múltiplos formatos, a importância dos Clubes de Leitura como ferramenta de incentivo à leitura e socialização e como a acessibilidade pode entrar na discussão da literatura

Inscreva-se e compartilhe: https://forms.office.com/r/it6iXJ6rkD

 


Banner de fundo amarelo. no canto superior esquerdo esta o logo da Lei de Incentivo à Cultura. Logo a baixo esta o texto: Pronac 223101, NA PONTA DOS DEDOS, LIVROS ACESSIVEIS. Ao lado direito há o desenho de uma jovem menina de pele negra, cabelo crespo marrom e presos em um laço vermelho de bolinhas br

Para quem ainda não sabe o projeto Na Ponta dos Dedos, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, irá promover 10 oficinas online sobre diversos assuntos sobre acessibilidade e inclusão de pessoas cegas e com baixa visão.

Confira abaixo os temas, datas e horários das oficinas de NOVEMBRO

Leitura inclusiva: práticas inclusivas em bibliotecas, espaços e atividades de leitura:

Dia 07 de novembro, das 18h às 21h.

Acessibilidade Cultural/ introdutório: espaços, recursos e práticas:

Dia 14 de novembro, das 18h às 21h.

Inscreva-se e compartilhe: http://fdnc.org/pronac22


Presidente Prudente

omarca com fundo branco. À esquerda em letras grandes nas cores preta e laranja "Rede de Leitura Inclusiva". À direita linhas diagonais transpassadas formam a silhueta do mapa do Brasil. Onde as linhas se cruzam há pequenos círculos em laranja Logomarca com fundo branco. À esquerda em letras grandes nas cores preta e laranja "Rede de Leitura Inclusiva". À direita linhas diagonais transpassadas formam a silhueta do mapa do Brasil. Onde as linhas se cruzam há pequenos círculos em laranja.

Te convidamos para participar das ações da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill em Presidente Prudente

Link de Inscrição:  https://forms.office.com/r/hqprLiXDzg

No mês de Novembro a Rede de Leitura da Fundação Dorina Nowill estará em Presidente Prudente com 03 dias de programação.

Confira e venha participar conosco!

07/11 – Das 18hrs as 21hrs:  Roda de Conversa ” A Leitura Inclusiva e os Leitores”

Voltado para os professores da rede pública e mediadores de leitura, uma conversa sobre os livros, os formatos e o universo de possibilidades que existe.

 

08/11, das 8h ás 12h: Oficina Leitura em Família Para pais, mães e cuidadores e interessados nesse universo de leitura inclusiva.

A leitura compartilhada como ferramenta de incentivo à socialização; estímulo a criatividade, atenção, raciocínio, memória; melhoria da qualidade de sono e fortalecimento de vínculos afetivos sociais também é um assunto que diz respeito às famílias de crianças com deficiência. Esta oficina tem como objetivo discutir os múltiplos formatos e estratégias que podem ser adotadas no ambiente familiar.
Oficina com certificado de participação.

9/11, das 8h às 12h: Oficina de Mediação de Leitura Acessível

Para educadores, artistas e bibliotecários e interessados. Vamos pensar na prática como mediar leituras?

 


Xanxerê

Descrição de imagem: Logomarca com fundo branco. À esquerda em letras grandes nas cores preta e laranja "Rede de Leitura Inclusiva". À direita linhas diagonais transpassadas formam a silhueta do mapa do Brasil. Onde as linhas se cruzam há pequenos círculos em laranja. fim da descrição.
Para todos verem, esta imagem possui texto alternativo.

Senhores diretores, professores e comunidade, bom dia! 🌸

A Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill e Coordenadoria Regional de Educação de Xanxerê por meio do projeto FORMAÇÃO DE LEITORES: acessibilidade na literatura te convidam a participar da nossa programação formativa. A ação visa estreitar o relacionamento entre leitores, educadores, mediadores de leitura, agentes de bibliotecas, instituições públicas, privadas e de organizações sociais, para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura.

Data : 24/08
Horário : 8h00 às 17h00
Data : 25/08
Horário 13h00 às 15h00 Local : CRE de Xanxerê
Inscrições até 22/08 no link abaixo
👉🏾https://forms.office.com/r/ViaZbt6JhQ

São Paulo

 

 

Sesc Campo Limpo apresenta: POVO PARRIR E A SALAMANDRA: UMA BRINCADEIRA CERIMÔNIA, com Povo Parrir e indígenas do Povo Guarani Mbya, sessão com audiodescrição.

Data: 12/08/2023 Sábado
Horário: às 16:00 horas.
Local: Sesc Campo Limpo ( Tenda de convivência)
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 Campo Limpo, São Paulo.
Próximo da estação Campo Limpo da linha 5 Lilás.
Duração: 60 minutos.
Classificação: Livre
Grátis

Sobre a apresentação: POVO PARRIR E A SALAMANDRA: UMA BRINCADEIRA CERIMÔNIA vai misturar palhaças, e indígenas do Povo Guarani Mbya. Os fazedores de riso indígenas e não indígenas, são acompanhados de uma grande amiga, a Salamandra , que traz com ela a força da criação, da cura e da regeneração. O tempo agora é outro e convida para uma dança com o coração, capaz de acolher e acalmar a terra.

Audiodescrição: o convite com fundo alaranjado com desenhos de triângulos, escrito com letras pretas e brancas, é ilustrado à esquerda, pelo desenho da cara de uma onça pintada com a boca aberta mostrando os dentes, e pela fotografia colorida, à direita da palhaça Brigitti e de uma indígena Kariri xocó sorridentes com cocares de penas na cabeça. O Título: POVO PARRIR E A SALAMANDRA: UMA BRINCADEIRA – CERIMÔNIA, informações de data, horário e símbolo da audiodescrição estão logo abaixo da foto. Na parte inferior esquerda os dizeres: “Brasil Terra indígena“ , “ Agosto indígena 2023”. No rodapé a logomarca do SESC.

 

 

 

 

omarca com fundo branco. À esquerda em letras grandes nas cores preta e laranja "Rede de Leitura Inclusiva". À direita linhas diagonais transpassadas formam a silhueta do mapa do Brasil. Onde as linhas se cruzam há pequenos círculos em laranja Logomarca com fundo branco. À esquerda em letras grandes nas cores preta e laranja "Rede de Leitura Inclusiva". À direita linhas diagonais transpassadas formam a silhueta do mapa do Brasil. Onde as linhas se cruzam há pequenos círculos em laranja.

 

 

LONDRINA

 

PROGRAMAÇÃO LONDRINA/PR  –  DE 15 a 17 de AGOSTO

 

A REDE DE LEITURA ACESSIVEL ESTARÁ NA CIDADE DE LONDRINA E PREPAROU UM CIRCUITO DE VISITAS E RODAS DE CONVERSA, CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: 

ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL, sem necessidade de Inscrição 


BIBLIOTECA PUBLICA –  TERÇA – feira:  15/08/2023 das 14:00 ás 16:00 horas 

 Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro Fone: 43 33716500

Uma Roda de conversa sobre tecnologias assistivas (óculos Orcam)

SESC LONDRINA CENTRO   – QUINTA Dia 17/08/2023 das 9:00 ás 11:00

Rua Fernando de Noronha, 264 Fone: (43) 3305-7800

RODA DE CONVERSA SOBRE LONGEVIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 BIBLIOTECA ZONA SUL   –  QUINTA Dia 17 /08/2023 das 14:00 ás 16:00     

Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Parque Ouro Branco. Fone 43 3372-4853

LEITURA BRAILLE, VAMOS EXPERIMENTAR?

 

A Rede de Leitura também vai conhecer de perto o trabalho dos parceiros territoriais para boas trocas, vínculos e articulações, estaremos em:

Visita ao INSTITUTO ROBERTO MIRANDA

TERÇA – feira:  15/08/2023 das 9:00 ás 11:00 horas

 Conheceremos o trabalho e conversaremos sobre Esporte Adaptado

Visita a ADEVILON  

QUARTA – FEIRA 16 /08/2023 das 9:00 ás 11:00 horas

ARTICULAÇÃO E FORTALECIMENTO DE VINCULOS COM OS PARCEIROS DO TERRITÓRIO

Visita a IFPR 
QUARTA- FEIRA Dia 16/08/2023 das 14:00 ás 16:00 horas
Articulação conhecendo o trabalho com a  MASSOTERAPIA

Pra finalizar esse circuito:

“Roda de Conversa Cultura Inclusiva e Acessível através do Livro e Literatura” –  17 de Agosto de 2023 as 19:00hrs      

 SESC Cadeião – Rua Sergipe, nº 52, R. Sergipe, 52 – Centro, Londrina – PR, 86010-380

ABERTO AO PÚBLICO – Com Inscrição https://forms.office.com/r/XCKaAxdF1M

SERÁ UM MOMENTO ESPECIAL, COM TROCAS DE EXPERIENCIAS E SORTEIO DE ACERVOS EM FORMATOS ACESSIVEIS! NÃO FIQUE DE FORA!

 

 

 

OFICINAS DE LEITURA ACESSÍVEIS E INCLUSIVAS:

Nesta Terça-Feira 25/07/23 às 20:hrs
Resenha com Angelita Garcia, ao vivo pelo Youtube
Canal Guetto Cast

Link para assistir: https://youtube.com/live/tkC4XMZoUBo?feature=share

#paratodesverem card, com foto, mulher preta  ao centro, sorrindo. Acima e abaixo da foto textos, em caixa alta e ícones com informações sobre a live: “Hojeeeee, 20h, Angelita Garcia no Youtube Guettocast”


Maranhão

Data: 26 e 27 de Julho de 2023
Horário: 26 – 9h as 11h e 27 – 13h30 as 17h
Local: Biblioteca Benedito Leite e Biblioteca José Sarney
Link para inscrição: https://forms.office.com/r/txwTcspXgN

Descrição de imagem: card retangular com fundo branco e letras pretas. Conteúdo escrito em duas colunas divididas por tracejados na vertical. No rodapé a esquerda metade de um smile sorridente com óculos escuros. No rodapé a direita logo Rede de Leitura inclusiva formado por linhas transpassadas com silhueta do mapa do Brasil. (fim da descrição).

                                         #ParaTodosVerem esta imagem contém #TextoAlternativo


Parintins

Data: 17 de março de 2022
Horário: das 14h às 16h30
Local: Auditório do Centro de Estudos Superiores de Parintins/CESP- UEA.
Link para inscrição: http://fdnc.io/dRQ

Descrição da imagem: Banner retangular de fundo branco com layout nas cores roxa e preta. Parte superior logomarcas da Lei de Incentivo à Cultura e da Fundação Dorina Nowill. Ao centro em destaque, foto dentro de um círculo de mãos tateando páginas impressas em braille, acompanhada do texto: “Oficina de Leitura Acessível e Inclusiva, 17 de março das 14h às 16h30, local: auditório do Centro de Estudos Superiores de Parintins/CESP- UEA. Acesse o link e faça sua inscrição: http://fdnc.io/dRQ. Para dúvidas entre em contato: leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br”. Abaixo logomarcas patrocinadoras: Atacadão, IBM, Faber Castel, Premierpet, Rodobens, Telemont, Alupar, Colégfio Albert Sabin, Bradesco, CBMM, Isapa, Lew’lara\TBWA, taesa, Tenda, TKE, Tebe e TransUnion. Logomarcas apoiadores: SEDUC/AM, SEMED e UEA e logomarcas realizadores – Fundação Dorina Nowill, Instituto Mauricio de Sousa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
#ParaTodosVerem esta imagem contém #TextoAlternativo

 


Ribeirão Preto

Data: 05 de abril de 2022
Horário: das 13h30 às 16h30
Local: ADEVIRP – Av. Leais Paulista, 706 – Jardim Irajá, Ribeirão Preto/SP.
Link para inscrição: http://fdnc.io/dRR
Vagas limitadas, Gratuito.

Descrição da Imagem: banner quadrado com fundo azul. No cabeçalho logomarca do projeto formado pelo nome em letras amarelas “Despertando a Leitura” e ilustrações de duas pessoas nas cores rosa e azul defronte a um livro braille. Abaixo informações 05 de abril das 13h30 às 16h30 Oficina de Leitura Acessível e Inclusiva Local: ADEVIRP – Av. Leais Paulista, 706 – Jardim Irajá, Ribeirão Preto, Vagas Limitadas, Gratuito, Inscreva-se no link http://fdnc.io/dRR. No rodapé logomarcas da Fundação Dorina Nowill, CONDECA e do Governo do Estado de São Paulo.
#ParaTodosVerem esta imagem contém #TextoAlternativo

 


São José do Rio Preto

Data: 25 de abril de 2022
Horário: das 09h00 às 12h00
Local: Instituto dos Cegos de São José do Rio Preto – Rua Doutor Cleu de Oliveiro Roma, 200 – Jardim Morumbi – São José do Rio Preto/SP.
Link para inscrição: http://fdnc.io/dSH
Vagas limitadas, Gratuito.

Descrição da Imagem: banner quadrado com fundo azul. No cabeçalho logomarca do projeto formado pelo nome em letras amarelas “Despertando a Leitura” e ilustrações de duas pessoas nas cores rosa e azul defronte a um livro braille. Abaixo informações: 25 de abril, das 09h00 às 12h00. Oficina de Leitura Acessível e Inclusiva. Local: Instituto dos Cegos de São José do Rio Preto – Rua Doutor Cleu de Oliveiro Roma, 200 – Jardim Morumbi – São José do Rio Preto, Vagas Limitadas, Gratuito. Inscreva-se no link http://fdnc.io/dSH. No rodapé logomarcas da Fundação Dorina Nowill, CONDECA e do Governo do Estado de São Paulo.
#ParaTodosVerem esta imagem contém #TextoAlternativo

 





 

RODAS DE LEITURA INCLUSIVAS:
Dorinha e a Turma da Mônica Brincando pelo Brasil

 

Data: 17 de março de 2022
Horário: das 09h00 às 11h00

Local: Auditório do Centro de Estudos Superiores de Parintins/ CESP-UEA

Descrição de Imagem: banner retangular. Logomarca da Lei de Incentivo à Cultura, na sequência título sobre fundo amarelo “Dorinha e a turma da Mônica Brincando pelo Brasil” em letras azuis e vermelhas. Abaixo ilustrações dos personagens da Turma da Mônica que estão ao ar livre no gramado. Em destaque, personagem Dorinha segurando sua bengala. Ao fundo, uma arara sobrevoa, há ilustrações do edifício OCA do Ibirapuera, do Bondinho do Pão de Açúcar e do Elevador Lacerda. Na sequência, texto em branco e amarelo sobre fundo azul: “Participe da nossa Roda de Leitura Inclusiva. Dia 17/03/22, das 09h00 às 11h00. Local: Auditório do Centro de Estudos Superiores de Parintins/ CESP-UEA.” No rodapé logomarcas Patrocínio: Atacadão, IBM, Faber Castel, Premierpet, Rodobens, Telemont, Alupar, Colégfio Albert Sabin, Bradesco, CBMM, Isapa, Lew’lara\TBWA, taesa, Tenda, TKE, Tebe e TransUnion. Logomarcas Apoio – SEDUC/AM, SEMED e UEA e logomarcas Realização – Fundação Dorina, Instituto Mauricio de Sousa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
#ParaTodosVerem esta imagem contém #TextoAlternativo

Data: 05 de abril de 2022
Horário: das 09h00 às 11h00

Descrição de Imagem: banner retangular em carrossel. Logomarca da Lei de Incentivo à Cultura, na sequência título sobre fundo amarelo “Dorinha e a Turma da Mônica Brincando pelo Brasil” em letras azuis e vermelhas. Abaixo ilustrações dos personagens da Turma da Mônica que estão ao ar livre no gramado. Em destaque, personagem Dorinha segurando sua bengala. Ao fundo, uma arara sobrevoa, há ilustrações do edifício OCA do Ibirapuera, do Bondinho do Pão de Açúcar e do Elevador Lacerda. Na sequência, texto em branco e amarelo sobre fundo azul: “Participe da nossa Roda de Leitura Inclusiva Dia 05/04/22 das 09h00 às 11h00”. Logomarcas de patrocínio: Atacadão, IBM, Faber Castel, Premierpet, Rodobens, Telemont, Alupar, Colégfio Albert Sabin, Bradesco, CBMM, Isapa, Lew’lara\TBWA, taesa, Tenda, TKE, Tebe e TransUnion. Logomarcas Apoio – ADEVIRP e Rede de Leitura Inclusiva. Logomarcas Realização – Fundação Dorina, Instituto Mauricio de Sousa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
#ParaTodosVerem esta imagem contém #TextoAlternativo

 

Data: 25 de abril de 2022
Horário: das 13h30 às 15h00
Local: Instituto dos Cegos de São José do Rio Preto – Rua Cleu Oliveira Roma, 200 –
Jardim Morumbi – São José do Rio Preto.

Descrição de Imagem: banner retangular em carrossel. Logomarca da Lei de Incentivo à Cultura, na sequência título sobre fundo amarelo “Dorinha e a turma da Mônica Brincando pelo Brasil” em letras azuis e vermelhas. Abaixo ilustrações dos personagens da Turma da Mônica que estão ao ar livre sobre o gramado, em destaque personagem Dorinha levantando sua bengala. Ao fundo uma arara sobrevoa, há ilustrações do edifício OCA do Ibirapuera, do Bondinho do Pão de Açúcar e do Elevador Lacerda. Na sequência texto em branco e amarelo sobre fundo azul: “Participe da nossa Roda de Leitura Inclusiva Dia 25.04.22 das 13h30 às 15h00.” Local: Instituto dos Cegos de São José do Rio Preto - Rua Cleu Oliveira Roma, 200 - Jardim Morumbi - São José do Rio Preto.