"A Roda de Leitura é uma proposta de acolhimento das diferenças, momento importante para mudar os rumos da educação"

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Dia, 26/10/ 2017, conhecemos a Coleção Regionais aqui no Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí . A compilação é apresentada em material de excelente qualidade e com temáticas que abrangem uma gama de informações , desde a culinária regional até as informações de turismo de nossa região. A roda de leitura é um momento impar, traz novas possibilidades de se relacionar com o conhecimento, é uma partilha de experiências tanto para o deficiente visual quanto para os demais públicos.
Ao final do evento tivemos a participação de uma contadora de histórias, a Carla Sena, ela conseguiu fazer com que todos os participantes fruíssem daquele momento, as histórias contadas encantou a todos, foi lindo ver a participação e o envolvimento de todos, deixou gostinho de quero mais.
Foto, mulher tateia livro da coleção regionais
Acredito que o maior destaque dessa ação é possibilitar a ampliação do acesso ao livro e a leitura, com destaque para as produções regionais , fato que aumenta a possibilidade de maior conhecimento cultural dos deficientes visuais.
A Roda de Leitura é uma proposta de acolhimento das diferenças, momento importante para mudar os rumos da educação. Acredito que à medida que são oportunizados momentos de compartilhamento de saberes e disponibilizado o acesso a obras como a das Coleções Regionais, mais próximos estamos de uma educação inclusiva. A Fundação Dorina é não apenas mentora e articuladora de importante ação inclusiva, mas é sobretudo, modelo inspirador para que possamos pensar em uma educação que rompa com as fronteiras, que salte os muros acadêmicos e promova interações, que nos aproxime do outro,  enfim, que nos humanize.
Maria Dilma Andrade Vieira dos Santos | Pedagoga do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí