Case Fundação Regina Cunha – FURC Para Blog da "Rede De Leitura Acessível"

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

ACESSÍVEL E ITINERANTE

A Fundação Regina Cunha faz parte da Rede de Leitura Inclusiva da Bahia, mantendo uma Biblioteca Acessível para Deficientes Visuais com títulos diversificados em Braille, audiolivros, livros falados e em fonte ampliada. A Biblioteca Acessível também é itinerante e leva os livros adaptados para os bairros, escolas, serviços e eventos.

atendimento
PUBLICAÇÃO PRÓPRIA:

Além do acervo disponibilizado, a FURC já publicou um título próprio: Cartilha de Atenção à Saúde Ocular: a infância, a família e a escola.  Com orientações para prevenção da cegueira e promoção da saúde ocular, a cartilha aproxima o conhecimento médico-científico da realidade dos jovens e dos saberes tradicionais da região sul da Bahia.

Espaço FURC
A cartilha foi realizada de forma lúdica a partir de mais de 16 horas de oficinas, com médicos e a artista plástica Flávia Bomfim. Os 16  jovens participantes tornaram-se os ilustradores e co-autores da cartilha. E levaram essa aprendizagem para a vida. O material já está na 2ª edição e 3a reimpressão, já foi distribuído em escolas, instituições de saúde e em eventos sobre Saúde Ocular em Brasília e na Índia, sendo reconhecida como uma experiência inédita a serviço da educação em saúde. Em breve a Cartilha terá sua terceira edição, com versão acessível e um Cd-rom com sugestões de atividades didáticas a partir do seu conteúdo.