Rede de Leitura Inclusiva na Bahia – Leitura para todos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

seminário leitura para todos bahia

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP-BA), vinculado a Fundação Pedro Calmon/SECULT, preocupado com as questões que envolvem a acessibilidade nos ambientes de suas oito Bibliotecas Públicas no Estado, além de uma Biblioteca Virtual, procura estabelecer ações e políticas  voltadas para minimizar as questões de inacessibilidade presente no SEBP-BA.

Em 2013, demos início a um grupo de trabalho para tratar diretamente do segmento da acessibilidade nas Bibliotecas, motivado pela parceria com a Fundação Dorina Nowill, que se solidifica a cada ano e propiciou este trabalho.

reunião rede de leitura inclusiva da bahia
Reunião do grupo de trabalho da rede de leitura inclusiva da bahia

Foram realizados encontros com representante da referida Fundação, além de outros atores locais que lidam com os mais diversos tipos de deficiências, no sentido de estabelecermos um diálogo que assegure a inclusão real e necessária que estes usuários merecem e já possuem através de direitos estabelecidos em leis, sejam federais ou estaduais.

Todos os encontros foram realizados na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), espaço cultural de referência do SEBP-BA, e a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina.

Posteriormente, os membros deste grupo que fazem parte do quadro de servidores do SEBP-BA e representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, foram nomeados na Portaria nº 02/2014, que “Institui Comissão de Trabalho para elaborar uma Política de Leituras Inclusivas para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – Bahia (SEBP-BA)”.

O produto final desta Comissão é a publicação “Diretrizes de Leituras para todos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia”, que estabelece parâmetros voltados para o público de deficientes no que diz respeito à acessibilidade arquitetônica, atitudinal,  acervo, etc. Este será um marco na história do SEBP e trará mudanças significativas na sua gestão, no que tange as políticas de  inclusão das pessoas com deficiência.

palestrantes seminário leitura para todos bahia

 Em continuidade ao trabalho da Comissão, foi realizado nos dias 9 e 10 de outubro de 2014, o “I Seminário de Leitura para Todos do SEBP-Ba – Acessibilidade: novos rumos para inclusão”,  com palestras que contemplaram várias questões ligadas à acessibilidade, além de oficinas que de como auxiliar um deficiente visual no quesito mobilidade, até em como disponibilizar/utilizar os acervos através das tecnologias assistivas.