O Projeto Livro Livre criado pelo Instituto Evoluir, de Blumenau, em parceria com a Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul, Fujama, Weg e Lunelli, lançou no final de maio uma iniciativa que pretende distribuir livros em braille para os alunos cegos da região.
Até o momento já foram liberados dois títulos: o “Tem gente que não enxerga”, de Leoni Cimardi e o “Paixão na ponta dos dedos”, de Cristina Marques, autora de Blumenau e idealizadora do projeto. Os livros foram entregues a três alunos da rede municipal de ensino e também passarão a fazer parte do acervo permanente de todas as bibliotecas das escolas municipais, objetivando promover a inclusão social de todos os alunos deficientes visuais que frequentam as instituições.
No total já foram impressos 70 exemplares acessíveis dos títulos, os livros também estão disponíveis em tinta e com figuras para os demais.alunos videntes.
O Projeto Livro Livre já contempla diversas crianças que levam materiais recicláveis para a escola em troca de livros que podem levar para casa. Só em Jaraguá do Sul a inciativa beneficia 5.965 estudantes do 1º ao 4º ano da rede municial de ensino. Neste ano já foram distribuidos oito títulos diferentes escritos por autores jaguaraenses e agora em junho a instuitição pretende distibuir mais quatro, contabilizando 12 obras que as crianças terão acesso.
Via Jornal do Vale do Itapocu