Oficina de leitura inclusiva promove troca de conhecimentos entre diferentes públicas em Presidente Prudente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
demonstração

No dia 4 de abril, o Centro Cultural Matarazzo recebeu a oficina “A Leitura Inclusiva e o Livro Digital Acessível Daisy”, na cidade de Presidente Prudente. O evento promovido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, com apoio da Secretaria de Cultura de Presidente Prudente foi aberto a alunos, educadores e representantes de órgãos e escolas municipais.
Mantendo o objetivo de fomentar a discussão sobre o acesso a livros acessíveis, a oficina foi dividida em dois momentos. Inicialmente, representantes da Fundação Dorina conduziram uma roda de conversa acerca do tema e, posteriormente, apresentaram o formato de leitura digital acessível Daisy.Descrição de imagem: Foto de 10 pessoas em pé, homens e mulheres, posando para uma foto. Eles estão atrás de uma mesa com livros e audiolivros do projeto Leitura Digital Acessível.
Para a coordenadora da Biblioteca Municipal de Presidente Prudente, Sonia Aparecida Costa Vilela, o encontro trouxe muito aprendizado e novas perspectivas para a leitura acessível. “A vivência e a troca de experiências que acontece durante a oficina é muito importante para o nosso crescimento enquanto instituição e para o aprimoramento do nosso atendimento aos diferentes públicos”, afirma Sonia.
Ampliando conhecimentos
As representantes da Fundação Dorina Nowill para Cegos também visitaram a Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos. Durante o encontro, elas falaram sobre os serviços prestados pela Fundação Dorina, bem como pela Rede de Leitura, e conheceram a biblioteca e as demais dependências da Associação. Segundo a Assistente Social Camila Fernandes Goes, a visita representou uma grande realização. “A Associação é bem pequena e a maior parte do nosso acervo é de livros da Fundação Dorina”, conta ela.Descrição de imagem: Célia posa para foto ao lado de três integrantes da associação. Ao fundo há uma estante com livros.
Vale lembrar que o projeto Leitura Digital Acessível contempla a distribuição de kits de leitura com 12 livros acessíveis, incluindo clássicos e best-sellers, literatura nacional e estrangeira.
Outra boa notícia é que a biblioteca digital gratuita da Fundação Dorina, a Dorinateca, portal voltado apenas a pessoas com deficiência visual, incluirá, em breve, o material do kit em seu acervo! Caso tenha um cadastro no portal, portanto, acompanhe a seção Recentes. Já se for uma pessoa com deficiência visual e ainda não tiver seu cadastro, não perca tempo e inscreva-se pelo link!