Oficina de leitura inclusiva é recebida com entusiasmo em Campinas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
demonstração

Educadores, bibliotecários e pessoas com deficiência visual preencheram o auditório da Secretaria da Pessoa com Deficiência, no último dia 13 de abril, para compartilhar informações e aprendizados sobre leitura e acessibilidade.
Promovida pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, a oficina “A Leitura Inclusiva e o Livro Digital Acessível Daisy” contou com uma sensibilização para a temática do acesso à leitura e com uma apresentação do programa desenvolvido pela Fundação Dorina para viabilizar a leitura acessível a pessoas com deficiência visual, o DDReader.Descrição de imagem: Cerca de 15 pessoas estão sentadas no auditório da Secretaria da Pessoa com Deficiência. Célia, da Rede de Leitura Inclusiva, está à frente, caminhando entre os participantes. Atrás dela, está um slide com a imagem da tela “Minha Biblioteca” do DDReader – nas cores preto e amarelo.
“A maioria das pessoas não conhecia o programa, mas se entusiasmou com recursos que ele oferece, como a opção de ouvir o texto escrito gravado em voz humana, de marcar o ponto de leitura e da busca por palavras”, afirma Luiz Antonio Rodrigues, uma pessoa com deficiência visual e coordenador da Secretaria da Pessoa com Deficiência – que sediou a ação.
Elizabeth Barboza Fontanini também foi uma das participantes da oficina. Professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Campinas e profissional do Centro de Produção de Materiais Adaptados (CEPROMAD), que adequa materiais escolares para alunos com diferentes deficiências, Fontanini afirma que está ansiosa para poder levar o conhecimento adquirido ao seu encontro mensal de professores. “Recebemos materiais acessíveis da Fundação no CEPROMAD em diferentes formatos, incluindo CD’s, e eles são ricos em detalhes, abordando temas como música, culinária e regionalismo brasileiro”, relembra.
O projeto
Livros acessíveis, como os citados por Elizabeth, fazem parte do kit do Projeto Leitura Digital Acessível. Cada kit possui 12 títulos, que, em breve, estarão disponíveis no portal Dorinateca, um serviço da Fundação Dorina voltado apenas a pessoas com deficiência visual e a instituições vinculadas a elas e à leitura – como bibliotecas e escolas. Se atende ao perfil e ainda não tem seu cadastro, não perca tempo e inscreva-se já!