IV Seminário Leitura para Todos apresentou temática da acessibilidade dentro de âmbitos tecnológicos e virtuais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Aconteceu nesta quinta-feira (23), o IV Seminário Leitura para Todos. Realizado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP), o encontro debateu a importância das ferramentas no ambiente virtual para promoção da acessibilidade.

O evento contou com as participações de Perla Assunção, Daiane Pina, Ednilson Sacramento, Luciene Gomes e Nelijane Campos, além de atividades culturais. O IV Seminário teve mediação de Marcos Viana, diretor da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB) e de Carmen Azevedo, coordenadora do SEBP.

Pela manhã, a educadora, jornalista e pós-graduanda em projetos sociais e políticas públicas, Perla Assunção apresentou a pesquisa Cenários da leitura acessível (2019). O trabalho é focado em leituras, leitores e literatura acessível.

Luciene pauta como se tornar uma pessoa com deficiência reformulou sua vida acadêmica, “por conta de toda a limitação que meu corpo passou a ter, eu fui impedida de continuar meu curso (enfermagem) por não ser vista como uma pessoa capaz”. De tal forma, ela reforçou a necessidade de inclusão, e a importância do NETAA e demais projetos dentro do universo acadêmico para os alunos com deficiência.

Pela tarde, os especialistas em audiodescrição, Ednilson Sacramento e Daiane Pina, participaram de uma roda de conversa sobre “A audiodescrição e as possibilidades de acessibilidade para as redes sociais”.

Para Carmen Azevedo, as bibliotecas públicas são espaços de inclusão, por isso temos o compromisso de romper barreiras. “Precisamos dar acesso e incluir. Sem o compromisso e sem a adesão e participação da pessoa com deficiência, não poderemos romper barreiras e nem pensar numa sociedade igualitária, sem inclusão”.

Quer conferir na integra o que rolou? Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=7rkRiDRUHn8&t=71s

IV SEMNINARIO LEITURA PARA TODOS

paratodosverem
#descriçãodasimagens
Carrosel com três cards de fundo azul, sobre a programação do IV Seminário Leitura para todos.
Tema: Uso e apropriação das TIC’s e do ambiente virtual para promoção da acessibilidade. O primeiro traz as fotos dos palestrantes convidados. Perla Assunção. Daiane Pina. Ednilson Sacramento. Luciane Gomes e Neijane Campos.
O segundo e o terceiro as oficinas que irão ocorrer:
Dia 23 de setembro
Horário: 09 às 16:15
Onde: YouTube e Facebook da Fundação Pedro Calmon.
No rodapé as logomarcas dos apoiadores: Fundação Pedro Calmon. Governo do Estado da Bahia. UFRB. APAE Salvador- BA. SIBI- UFBA. Fundação Dorina Nowill para Cegos. Projeto Era Uma Vez.