Idoso cego conseguiu recuperar a visão após primeiro transplante de córnea artificial do mundo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O paciente faz parte de estudos clínicos realizados pela startup israelense CorNet Vision

Um idoso cego de 78 anos conseguiu recuperar a visão após se tornar a primeira pessoa a passar por cirurgia de transplante de córnea artificial do mundo. Jamal Furani tinha perdido a visão há mais de 10 anos.

Idoso cego recupera visão com primeiro transplante de córnea artificial do mundo
Idoso cego recupera visão com primeiro transplante de córnea artificial do mundo. Foto CorNeat_Vision

O procedimento foi feito em Israel e faz parte dos estudos clínicos da startup CorNet Vision. “O procedimento cirúrgico foi direto e o resultado superou todas as nossas expectativas. O momento em que tiramos as bandagens foi emocionante e significativo. Momentos como este são o cumprimento de nossa vocação de médicos”.

O médico Irit Bahar, chefe do Departamento de Oftalmologia do Rabin Medical Center Bahar, que realizou o procedimento, disse ao jornal Israel Hayom: “Temos orgulho de estar na vanguarda desse empolgante e um projeto significativo que sem dúvida impactará a vida de milhões”.

O idoso cego que conseguiu recuperar a visão faz parte de estudos clínicos realizados pela startup israelense CorNet Vision, que criou um tipo de córnea sintética que se biointegra ao olho humano. O procedimento é recomendado apenas em casos de córneas deformadas, com cicatrizes ou opacificadas. O dispositivo tem uma lente projetada para se integrar com o tecido ocular usando nanofibra não degradável sintética, que é colocada sob a conjuntiva.

O implante KPro é considerado revolucionário devido a rapidez nos resultados e o pós-cirúrgico, que não exige tantas limitações como os procedimentos atuais porque praticamente não requer cortes e pontos.

Além disso, com o KPro, haverá uma redução na fila de pacientes para transplante. Como o tratamento se tornará acessível, não será mais necessário um doador do tecido.

A CorNeat fez um vídeo mostrando como funciona a cirurgia e os resultados que ela trará para o paciente implantado.

Assista ao vídeo em inglês neste link do YouTube.

Há no momento outros 10 pacientes na fila para passar pela mesma cirurgia, todos em caráter de teste clínico.