I Jornada de Leitura Inclusiva de Pará de Minas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Alessandra Gino, diretora da Biblioteca Pública Estadual Luíz de Bessa, apresentando o Prêmio de Acessibilidade em Biblioteca Públicas da Fundação Biblioteca Nacional, onde a Biblioteca Luiz de Bessa ficou em primeiro lugar no ano de 2014. Sentados na mesa, em segundo plano, Alessandro Alves de Lima, Glicélio Ramos, Gildete Santos e Téris Sávia AnunciaçãoA I Jornada de Leitura Inclusiva de Pará de Minas é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional de Pará de Minas em uma ação da Biblioteca Pública Municipal professor Mello Cançado e teve como objetivo provocar uma reflexão sobre o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência” e sobre acessibilidade.

O encontro aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro de 2014 no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Pará de Minas, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais e Fundação Dorina Nowill.

No dia 17 de setembro de 2014 tivemos a apresentação do relato de experiências do Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, com o seu diretor, Glicélio Ramos, a bibliotecária Gildete Santos e o professor de letras Alessandro Alves de Lima. Tivemos também a presença da diretora da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Alessandra Gino, apresentando o edital de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional. Contamos também com a presença da professora de LIBRAS Téris Sávia Anunciação que apresentou a palestra “LIBRAS e a responsabilidade social”.

Jornada Inclusiva Pará de Minas

Já dia 18 de setembro de 2014 tivemos a presença  de profissionais do Centro de Referência em Educação de Pará de Minas com a participação das especialistas em educação inclusiva Kênia Augusta Marques e Maria Stela Lino, presentando a palestra “Fazendo uma leitura da educação especial numa perspectiva da educação inclusiva”. Nesse mesmo dia tivemos também uma palestra com o procurador e advogado da Apae de Pará de Minas, Alexandre Keuffer, apresentando uma palestra sobre o “Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência”.

O encontro reuniu em seus dois cerca de 280 pessoas, sendo a sua grande maioria educadores de Pará de Minas e região.