A I Jornada de Leitura Inclusiva de Pará de Minas é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional de Pará de Minas em uma ação da Biblioteca Pública Municipal professor Mello Cançado e teve como objetivo provocar uma reflexão sobre o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência” e sobre acessibilidade.
O encontro aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro de 2014 no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Pará de Minas, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais e Fundação Dorina Nowill.
No dia 17 de setembro de 2014 tivemos a apresentação do relato de experiências do Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, com o seu diretor, Glicélio Ramos, a bibliotecária Gildete Santos e o professor de letras Alessandro Alves de Lima. Tivemos também a presença da diretora da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Alessandra Gino, apresentando o edital de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional. Contamos também com a presença da professora de LIBRAS Téris Sávia Anunciação que apresentou a palestra “LIBRAS e a responsabilidade social”.
Já dia 18 de setembro de 2014 tivemos a presença de profissionais do Centro de Referência em Educação de Pará de Minas com a participação das especialistas em educação inclusiva Kênia Augusta Marques e Maria Stela Lino, presentando a palestra “Fazendo uma leitura da educação especial numa perspectiva da educação inclusiva”. Nesse mesmo dia tivemos também uma palestra com o procurador e advogado da Apae de Pará de Minas, Alexandre Keuffer, apresentando uma palestra sobre o “Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência”.
O encontro reuniu em seus dois cerca de 280 pessoas, sendo a sua grande maioria educadores de Pará de Minas e região.