Fundação Dorina Nowill para Cegos inaugura em Parintins atividades da Coleção Dorinha pelo Brasil – Inclusão sem Barreiras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Imagem mostra Perla Assunção da Fundação Dorina e outros articuladores das redes de inclusão

A cidade do estado do Amazonas foi palco do lançamento oficial das ações da Rede de Leitura Inclusiva.

Ao longo dos três dias de atividades, as ações contaram com visitas às salas de recursos, diálogo virtual entre as redes do Piauí e Parintins, Roda de Leitura com famílias, professores e crianças e oficina de leitura acessível e inclusiva para professores das redes Municipal e Estadual.

Quanto ao público registrado, houve um total de 392 pessoas com destaque para a participação de professores e alunos de escolas distantes que pegaram mais de 3 horas de barco. União das diferentes Redes de Ensino e da Universidade Estadual do Amazonas.

No primeiro dia de evento aconteceu a distribuição dos materiais da coleção. Perla Assunção, Articuladora de Rede da Fundação Dorina levou para as equipes de Educação Inclusiva e para todas as crianças com deficiência visual que participaram do evento um kit do projeto.

No segundo dia, houve um evento com as integrantes da Faculdade do Piauí por meio de videoconferência em que falaram do projeto de acessibilidade que desenvolvem na universidade. Esse evento contou com os professores da sala de recurso multifuncionais das escolas tanto municipais quanto estaduais de Parintins e no terceiro dia nós tivemos um encontro da rede de leitura inclusiva com 400 participantes.

Para Márcio Augusto Silva da Silva, a experiência com relação à vinda da Rede no município de Parintins foi contributiva, pois apesar dele ter acompanhado as atividades e ações da Fundação Dorina anteriormente em outros contextos, os eventos se resumiam à um grupo de poucas pessoas, mas desta vez a experiência se deu de maneira diferente pela unificação da Rede Municipal de Parintins, a Rede Estadual e a Universidade do Estado do Amazonas, a UEA. Ele conta que o diferencial desta ação da Rede de Leitura Inclusiva foi a parceria entre as secretarias estadual, municipal e as universidades de Parintins.

Mais de 400 pesssoas compareceram nas ações da Rede de Leitura Inclusiva na Universidade Estadual do Amazonas. / Foto: Perla Assunção

“Neste evento, nós levamos mais de 400 pessoas para participar. A fala da Perla direcionada a pessoas cegas, pessoas com deficiência visual foi muito legal e a Rede de Leitura também direcionada a este público também foi muito legal. Tivemos a participação muito grande dos alunos, dos familiares, das pessoas que acompanham estes alunos nas salas de aula regular. Um momento em que eu achei muito diferenciado aqui, foi a participação da família. Eles fizeram muita questão de estar presente na formação quando souberam que era a Fundação Dorina que estaria em Parintins. É muito gratificante a gente estar recebendo vocês. A gente recebe o material de vocês na nossa sala de recursos multifuncionais e nós começamos a receber o livro em tinta braille para algumas escolas que tenham alunos com deficiência visual, então esse foi o ponto marcante, a participação da família”, diz o Coordenador de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Educação.

Durante a conversa, Marcio ressalta a importância da existência de atividades como as da Rede de Leitura Inclusiva e da Fundação Dorina, com o intuito de levar autonomia e inclusão para pessoas cegas e com baixa visão viajando por todo o Brasil. Outro ponto mencionado pelo coordenador, foi a qualidade do material produzido pela Fundação Dorina em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa viabilizado por recursos provenientes da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo e contou com diversos patrocinadores.

Todas as crianças e jovens cegos ou com baixa visão receberam um kit do projeto Coleção Dorinha pelo Brasil – Inclusão sem Barreiras

“A gente sabe que a equipe de vocês são referência em todo o Brasil na área da deficiência visual. As famílias ficaram entusiasmadas em conhecer o trabalho de vocês. Com relação ao material, rapaz… que coisa bonita esse material que vocês preparam em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, né? A Perla mostrou para a gente, distribuiu para os alunos com deficiência visual tanto da Rede Municipal quanto da Rede Estadual. Na verdade, o Secretário de Educação do Município ficou impressionado com o material riquíssimo, que vocês têm e as famílias nem se fala, agradeceram muito. Eles querem o retorno de vocês da equipe o mais breve possível aqui no nosso município.”

Para Carlos Fragata, o encontro com a Rede de Leitura Inclusiva foi bem produtivo. E como maneira de ilustrar a mobilização que a presença da Perla Assunção causou no município, foi a presença de 400 pessoas no auditório da Universidade Estadual do Amazonas no dia do Encontro da Rede.

“Todos estes participantes eram ligados à educação especial. Tinha professores de sala de recurso, professores acompanhantes da vida escolar que apoiam o aluno com deficiência e alguns pedagogos, mas todos ligados à educação inclusiva. Foi um evento que aconteceu há três dias na Universidade Estadual do Amazonas e a gente gostaria de agradecer, pois o evento foi muito participativo, foi muito bom. Espero que a Fundação Dorina mande mais oficinas como esta. A oficina de leitura [inclusiva] foi muito boa e a gente só tem a agradecer. ”

E finaliza mencionando que o material da Coleção Dorinha pelo Brasil – Inclusão sem Barreiras é acessível e com boa qualidade de produção.

“Já tivemos o retorno de algumas crianças e elas estão adorando o material. Parabéns pela coleção e estamos aguardando um novo projeto.”

Esta atividade da Rede de Leitura Inclusiva faz parte dos objetivos específicos do projeto. Ao todo, 30 cidades brasileiras abrangendo todos os Estados receberão as rodas de Leitura Inclusiva.