4 de janeiro é o Dia Mundial do Braille

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Dia Mundial do Braille
Busto de Louis Braille em gesso coberto de bronze exposto na Fundação Dorina Nowill para Cegos

 

Hoje, dia 4 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Braille, data de nascimento de Louis Braille.

Ele nasceu em Coupvray, uma pequena aldeia a leste de Paris, em 4 de janeiro de 1809 e ficou cego aos três anos de idade após se acidentar na oficina do pai. Ao tentar perfurar um pedaço de couro com uma sovela, aproximou-a do rosto e acabou ferindo seu olho esquerdo. A infecção se expandiu e atingiu o outro olho, deixando-o completamente cego.

Para desenvolver um sistema de leitura e escrita para pessoas cegas, ele usou como base o sistema de Barbier, utilizado para a comunicação noturna entre os soldados do exército francês.

Foi no ano de 1825 que o sistema de escrita e leitura revolucionou a vida das pessoas cegas e com baixa visão. Composto por seis pontos que, combinados entre si, permitem a representação do alfabeto, números e simbologias, a técnica desenvolvida por Louis Braille atravessou gerações e foi pioneira ao permitir mais autonomia e independência das pessoas com deficiência visual.

Hoje, mesmo quase 200 anos após a sua criação, o braille continua sendo o único método de alfabetização para crianças nascidas cegas. É claro que nesse tempo a tecnologia avançou e permitiu a criação de diversos recursos de acessibilidade, ampliando o horizonte das pessoas com deficiência, mas nenhum deles – seja a audiodescrição, ou softwares que permitem a leitura de e-mails, por exemplo –, substitui esse sistema.

Como dizia D. Dorina de Gouvea Nowill: “Na escada da vida, os degraus são feitos de livros”. E a gente precisa do braille para lê-los. Viva o Dia Mundial do Braille!