O que são livros Daisy?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O Daisy (Digital Accessible Information System, sistema de informação digital acessível) é um sistema de livros digitais sonoros  que tem como objetivo ajudar deficientes visuais ou qualquer outra pessoa que possua dificuldade de acesso a materiais escritos tradicionais, se caracterizando como mais uma ferramenta na inclusão no mundo da leitura.
O sistema foi criado em 1994 na Suécia com a ideia base de usar gravações digitais inseridas em marcas estruturais em textos para facilitar a navegação do leitor cego. Desde então, com os avanços tecnológicos, tal sistema foi evoluindo e se tornando cada vez mais prático para os deficientes.
Atualmente os deficientes visuais contam com livros em braile, ampliados, no formato digital e em áudio, o sistema Daisy soma mais esforços para que todos possam acessar os mais diferentes tipos de conteúdos, independente da sua condição física, permitindo de fato ainda mais a inclusão cultural e social.
A princípio o Daisy funcionava da seguinte forma: um arquivo de áudio é criado narrando o texto escrito, ambos possuem marcações que promovem sua sincronização, um outro arquivo ajuda na navegação por entre estes blocos de texto, permitindo que o usuário possa avançar, retroceder e acessar qualquer parte do texto. Esta é uma explicação simplificada do processo que, em essência, é aplicado até os dias de hoje, sendo que, graças aos avanços tecnológicos e o desenvolvimento de vozes sintetizadas, não é mais necessário efeticamente usar a voz humana para gravar os arquivos de áudio.
Além de ser acessível, os livros Daisy ainda possuem muitas outras vantagens para o usuários como, por exemplo, poder ir direto para uma determinada página, fazer anotações, marcar um texto e muitas otras ações parecidas com as que podemos realizar em livros impressos tradicionais.
Na internet e nas lojas de aplicativos estão disponíveis diversos tipos de leitores de livros Daisy, um deles é o DDReader, para conhecê-lo melhor clique aqui para ser direcionado à uma outra matéria que fizemos sobre o app.
Mas, além dos softwares de leitura, também é preciso ter os livros neste formato, os mesmo também podem ser encontrados na web e instituições para deficientes visuais, como é o caso da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que possui um grande acervo de livros em braile, áudio e em Daisy para os interessados. Clique aqui para conhecer o catálogo completo de livros da fundação e os formatos nos quais eles estão disponíveis. Quem tem cadastro na biblioteca online Bookshare ainda conta com mais livros neste formato em outras línguas, para saber mais clique aqui para ser direcionado à página oficial da biblioteca.
Para saber mais a respeito da biblioteca da Fundação Dorina Nowill clique aqui para conhecer melhor o projeto ou entre em contato através do e-mail [email protected] ou então ligue para (11) 5087-0991.