Jornalista lança livro virtual sobre provérbios da cultura brasileira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Homem negro sorridente, de camiseta listada em dois tons de rosa, está sentado num banco com encosto de madeira escura e segura uma bengala de metal à frente do corpo. O fundo mostra imagem com vários tons coloridos.
Ednilson Sacramento – Foto: Divulgação

O jornalista, escritor e produtor cultural baiano Ednilson Sacramento lança, na segunda-feira (29) o livro virtual sobre provérbios da cultura brasileira “Casa de ferreiro, espeto de pau: provérbios e seus possíveis significados”, que reúne mais de 350 expressões da tradição oral. Lançamento será pelo Youtube, a partir das 19h.

Ednilson Sacramento é formado no Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades e em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde atualmente estuda Produção em Comunicação e Cultura. Ele nasceu em em São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragojipe.

Produtor de conteúdo digital, há 25 anos ele perdeu a visão com o agravamento de uma retinose pigmentar e hoje atua como ativista pelos direitos da pessoa com deficiência.

O seu livro traz expressões populares que que ouviu muitas vezes ao longo da vida. Todo o evento contará com recursos de audiodescrição e tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). No chat da live, o público será convidado a compartilhar suas histórias com os provérbios e poderá fazer perguntas.

Após o evento, o livro ficará disponível para download no site do autor, onde leitores também podem sugerir outros dizeres para serem futuramente incorporados à segunda edição da obra.

A publicação conta com uma versão digital em formato pdf, acessível para pessoas cegas e com baixa visão que fazem uso de leitores de tela, e também uma versão em audiolivro com narração da atriz e locutora Márcia Caspary.

Além de ideal para que é cego ou possui baixa visão, os audiolivros também atendem pessoas com dislexia, déficit de atenção e até mesmo pessoas sem deficiência.

Leia a notícia na íntegra no site do G1